Recolocação Profissional: Como os Especialistas Decidem Qual Candidato Aprovar?

>>>>>>Recolocação Profissional: Como os Especialistas Decidem Qual Candidato Aprovar?

Recolocação Profissional: Como os Especialistas Decidem Qual Candidato Aprovar?

  • recolocação profissional

Recolocação Profissional: Como os especialistas decidem qual candidato aprovar?

 Porque será que você não é chamado ou selecionado?

O objetivo principal de qualquer especialista em recrutamento e seleção é fazer a escolha certa do candidato.

Para ser selecionado não basta sair por aí atirando para todos os lados, montando um currículo que você acha que é o ideal, ou treinar uma apresentação caso eles peçam para você se apresentar. É preciso fazer um estudo (nada complexo) para tornar toda sua estratégia mais certeira.

Eu posso te ajudar a montar a estrutura de uma estratégia de sucesso e para isso escrevi esse artigo bem curto e com dicas certeiras, algo que pode aplicar hoje mesmo.

 

 1# Pare De Atirar Para Todos os Lados: Envie um Currículo Ideal para a Vaga Ideal.

O que seria essa escolha certa para os especialistas?

Tudo fica muito mais simples quando você realmente sabe qual o perfil que os recrutadores estão buscando para aquela vaga.

Mas como vou saber o que eles querem? Simples, já vou te explicar melhor.
Uma das maneiras mais rápidas e simples é a internet.

Hoje a maioria das pessoas estão conectadas á internet o tempo todo.
Concorda comigo?

Então sua missão aqui é fazer um levantamento da empresa que está contratando. Mas Jacque, se fôr uma empresa de recrutamento? Faça dela também.

Descubra em quais redes sociais a empresa mais concentra as vagas que buscam…, se é em grupos do Facebook, grupos do Google Plus, Twitter, Linkedin, Instagram, Pinterest, e por aí vai…

Faça parte desses grupos e comece a analisar as interações, vai perceber muitas vagas, empresas…

Você também pode analisar as empresas acessando blogs e canais do youtube ou até mesmo em seus sites, vai ficar impressionado com as informações que pode colher no campo comentário.

Você precisa descobrir para quais empresas eles trabalham, qual o perfil que sempre buscam? Essa vaga já está há muito tempo para ser preenchida?

Pegue tudo que anotou da empresa e monte agora um perfil dela. Baseado nisso você já pode revisar seu currículo para enviar.

 

2# Seja o Candidato Ideal para a Vaga.

Aqui no primeiro passo falamos sobre entender os especialistas, para descobrir o que eles realmente querem, lembra?

Pois é, agora vamos usar essas informações a nosso favor para ser o candidato escolhido ou aumentar significativamente as chances, tendo atos e atitudes para atender o perfil que buscam. Acho que agora já começou a clarear sua mente, não é?

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Você precisa impressionar os especialistas. Você precisa sobressair…

Vamos analisar, trazendo para a sua realidade. Como você reage quando está em um grupo, seja em uma festa ou no trabalho, e chega alguém novo? O que faz essa pessoa ter afinidade com você, ou você ter alguma afinidade com ela?
A primeira imagem, não é? Você precisa gerar afinidade!

Saiba exatamente o que vestir e como se portar. Pode ver aqui um vídeo gratuito sobre Marketing Pessoal.

Depois que você aprende isso, fica mais fácil, e as portas começam a se abrir para você, as entrevistas começam a acontecer de forma praticamente automática, sim porque você já pesquisou a empresa e já sabe o que procuram.

 

3# Aprenda o Se Relacionar: Relacionamento Interpessoal

Nada adiantará se você não souber se relacionar. Sabe muitos candidatos que passam por mim, acham que sabem se relacionar e nem desconfiam que nada sabem?

O processo seletivo é um caminho, um passo-a-passo, costumo comparar com um jogo de videogame, que tem várias etapas e precisamos mudar de nível.

 

Então você passa pelo: PASSO 1 – gerar um perfil da empresa, PASSO 2 – montar um currículo de acordo com o perfil, PASSO 3 – ser contatado para uma entrevista, e quando chega lá não sabe se relacionar…… entorna o caldo. GAME OVER

O mais interessante é que no videogame, nós sabemos em qual etapa perdemos e na recolocação profissional não.

E quando tudo isso acontece, novamente está você se sentindo péssimo, desesperado, precisando daquela vaga, e sem saber porque não foi selecionado.

É uma sensação desesperadora!! A gente vai vendo o tempo passar, as dificuldades e contas crescerem e ficamos desnorteados sem saber ao menos qual foi o motivo, pois geralmente as empresas não dão feedback e quando dão não apontam onde foi que você perdeu o jogo.

O que você sente nessa hora é que precisa fazer algo e ao mesmo tempo, se sente impotente diante dessa situação. Pensa que se as coisas continuarem dessa maneira a sua vida vai virar um caos.

Mas, quero te dizer, que não desanime, eu digo para você que tem solução!
Já chega a casa dos 3000 candidatos e alunos que eu consegui ajudar.
Então vamos em frente que você vai conseguir!! Levanta a cabeça!!

Partiu aprender Relacionamento Interpessoal! Mega importante isso!!

Se você seguir os passos que eu mostrei aqui acima, já vai notar uma melhora significativa no número de convites para entrevistas e na recepção dos especialistas cada vez melhor, mas se quer alcançar resultados cada vez maiores ao longo dos tempos, precisa fazer com que os especialistas olhem para você e já decidam que você é o candidato ideal.

Para continuar esse relacionamento de confiança no seu processo, o mais comum e o que mais funciona é fazer com que eles não esqueçam de você, gentilezas, sorriso nos lábios, bom humor…. Conseguir adicionar no facebook ou linkedin, e continuar a se relacionar, algo onde depois vai poder continuar se comunicando, seja por e-mail, sms também será excelente. Mas muita calma nessa hora!!
Você não pode correr o risco de ser uma pessoa chata!
Toda hora perguntando, se abriu vaga? Vai ter processo seletivo? Me ajuda? Porque se agir dessa maneira vai ter efeito ao contrário…. Ninguém quer conviver com um funcionário chato todos os dias…

Se você fizer direitinho, esses passos que te passei aqui no artigo, quando chegar no momento de outra oportunidade, ele vai lembrar de você.

Esses são os 3 passos que considero fundamentais para quem quer montar uma estrutura de estratégias de sucesso, que continua rodando ao longo dos tempos, com resultados cada vez mais crescentes.

Saber de que forma atravessar todas as etapas do seu jogo (recolocação profissional) é fundamental para que você tenha chances no mercado de hoje. Por isso eu resolvi não só te ensinar esses 3 passos, mas também vou mostrar e te guiar em cada etapa desse jogo. Eu sei o quanto é difícil quando o candidato não sabe de todas essas jogadas, quando não é treinado. E sem esses conhecimentos a chance de você continuar sendo reprovado em processos seletivos é muito grande.

Muitas pessoas pensam que para conseguir ser selecionado em uma vaga é preciso ter muitos conhecimentos, um bom currículo e de sorte, mas a verdade é que nos dias de hoje, sai na frente que “erra menos”, ou seja, quem “treina mais”. Hoje o mercado exige que o candidato além das competências para o cargo, saiba se relacionar, resolver problemas e tenha um “encaixe perfeito” para o perfil buscado.

Espero que tenha gostado desse artigo e se tiver algum amigo precisando desse conhecimento, aproveita para compartilhar esse conteúdo com ele, assim conseguimos ajudar mais pessoas a clarear sua visão no que se trata de montar a estrutura certeira para se recolocar no mercado de trabalho.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe aqui abaixo no campo de comentários, vou adorar saber que passou por aqui e também vou te responder o mais rápido possível.

Forte abraço e $UCE$$O!

Como Se Relacionar e Administrar Conflitos

 

Por | 2017-11-20T18:28:21+00:00 20 de novembro, 2017|A Minha Vaga|

About the Author:

Deixe um comentário